Conceitos de radiação

  São ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e
que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas
podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construidos pelo
homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito
elevados. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microndas,
ondas de rádio AM e FM, radar, laser, raios X e radiação gama.













 CONCEITOS FUNDAMENTAIS - Radiação, Energia e Ondas


            Você com certeza sabe ou já ouvir falar que o controle remoto de sua TV ou videocassete funcionam por infravermelho. Também já não é mais novidade um microcomputador operado por mouse e teclado sem fios, ou seja, por infravermelho. - Mas afinal de contas o que vem a ser esse tal de infravermelho? Alguma espécie de raio invisível?
            - Exatamente! Se foi isso que você pensou, acertou na mosca. Só que ao invés de raio, vamos utilizar a palavra luz. - Luz...? - É isto mesmo. O Universo que nos rodeia é banhado por um imenso "oceano" de luzes, das quais nossos olhos conseguem captar apenas uma pequeníssima fração. Essa pequena fração de luzes que o olho humano vê, é chamada de luz visível ou apenas luz. Por esta razão, é mais conveniente chamarmos ao conjunto de todas as luzes, de RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA. O termo luz, fica reservado à pequena parcela de radiação eletromagnética que conseguimos enxergar. A radiação eletromagnética é uma forma de energia. Sem ela simplesmente não haveria vida na Terra.
É possível que o termo RADIAÇÃO, a princípio, pareça um pouco estranho. Com certeza, você já deve tê-lo visto associado à acidentes nucleares ou usinas atômicas. O que ocorre é uma confusão de termos, ou melhor, trata-se de um mesmo termo aplicado à coisas diferentes. IRRADIAR significa emitir, espalhar, projetar etc. Pode ser aplicado à diversas situações ou fenômenos diferentes. O Sol irradia luz. O Papa irradia bondade (sentido figurado) e assim por diante. Já RADIAÇÃO é aquilo que é IRRADIADO por alguma coisa. Pode ser aplicado às várias formas de luz ou à feixes de partículas ATÔMICAS.
Nas reações nucleares que ocorrem dentro de um reator de uma Usina Nuclear é emitida energia sob várias formas diferentes. Parte na forma de partículas como prótons nêutrons e elétrons e parte na forma de luz invisível, neste caso chamada de radiação eletromagnética do tipo RADIAÇÃO GAMA e RADIAÇÃO X, ou simplesmente RAIOS GAMA e RAIOS-X que, ao contrário da RADIAÇÃO INFRAVERMELHA ou RADIAÇÃO VISÍVEL, são muito perigosas.
Para as ondas eletromagnéticas, a energia transportada depende unicamente de sua frequência ou comprimento de onda, já que ambos estão relacionados pela velocidade da luz que é uma constante universal. Esta energia transportada pelas ondas eletromagnéticas é dada pela relação E = hn , onde h é uma outra constante universal chamada constante de Planck e cujo valor é h = 6,63 X 10-34 J.s (Joule x segundo).